sábado, 9 de julho de 2011

PLANO DE CURSO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA DE 1º AO5º ANO


PLANO DE ESTUDO
                  COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO RELOGIOSA
                   NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL
                SÉRIE: 1º ANO
TEMA
CONTEÚDOS GERAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

•Vida e identidade

•Identidade e alteridade

•Fraternidade e a vida no planeta

•Diversidade e diálogo

•Valores humanos e religiosos nas tradições
• O Eu
•Eu sou importante
• Eu no mundo
• Eu e a natureza
-A criação geme em dores de parto;
•Páscoa
-Ressurreição de Jesus
• Eu sou eu com o outro
•Escola Crescendo na escola
•Vivendo valores
•A criação
•A Bíblia nos ensina a viver;
•Passagens Bíblicas;
• Eu e o outro somos nós
•Diversidade
• Respeito étnico, respeito cultural, respeito
religioso, respeito às diferenças individuais de cada pessoa.
•Natal festa da vida
 

•Contribuir para uma predisposição contínua de busca da perfeição do seu eu, na sua relação consigo mesmo com o outro e com o transcendente;
•Desenvolver atitudes de respeito, de cuidado e de responsabilidade com a natureza;
•Entender o verdadeiro significado da páscoa;

• Valorizar o diálogo, como a forma de resolver conflitos de maneira eficaz e principalmente, inteligente;
• Entender as normas coletivas e interiorizar valores humanos por meio do convívio para além do mundo familiar;
•Perceber a escola como um cantinho de luz;
•Reconhecer toda a criação como obra de Deus;
•Conhecer e valorizar o livro sagrado dos cristãos
•Respeitar e conviver com as diferenças;
•Descobrir o natal como festa da vida;

 
                   
                               NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL
                  SÉRIE: 2º ANO
TEMA
CONTEÚDOS GERAIS
COMPETÊNCAS E HABILIDADES
·         Regras de boa convivência

·         Fraternidade e a vida no planeta;

·         Identidade e alteridade

·         Transcendência e símbolos religiosos

·         Eu e outro

·         Valores humanos

·         Livro sagrado dos cristãos

·         Diversidade

·         Ritos religiosos






·         Combinados
·         Aterra geme em dores de parto
·         Páscoa
·         Família ou grupo que a substitui;
·         Dia das mães;
·         Começo da vida: Quem sou eu?
·         Sou alguém importante;
·         Sou importante e Deus me deu qualidades;
·         Transcendente que acolhe, nutre vivifica;
·         Os valores como forma de aproximação entre as pessoas e com o modo de assegurar a convivência amistosa;
·         Bíblia o livro sagrado dos cristãos;
·         Vivendo os valore
·         Respeito étnico, respeito cultural, respeito
religioso, respeito às diferenças individuais de cada pessoa.
Natal festa da vida
 

·         Reconhecer que as boas maneiras nos ajudam a crescer;
·         Desenvolver atitudes de respeito, de cuidado e de responsabilidade com a natureza;
·         Reflexão sobre símbolos que têm significados para a idéia do Transcendente
Reconhecimento de se próprio como pessoa humana crida à imagem e semelhança de Deus.
·         Valorizar e respeitar a figura da mãe
·         Valorização da família. 
·         Respeito às características das pessoas, suas
limitações, suas qualidades e sentimentos.
Valorização do diálogo como forma de lidar
com os conflitos, por meio das ações de
cooperação, tolerância, solidariedade e ajuda
na relação com o outro.
Conhecer e valorizar a palavra de Deus;
·         Respeito às características das pessoas, suas
limitações, suas qualidades e sentimentos.
·         Valorizar a trajetória particular de cada grupo social, convivendo de modo fraterno com o diferente.
·         Descobrir o natal como festa da vida;


OBJETIVO GERAL
·         Compreender o conjunto das diferentes manifestações do sagrado no âmbito individual e coletivo.
·         Refletir o conceito da religiosidade para adquirir a compreensão da vida e da sociedade, visando transformá-las através do espírito crítico e solidário, do incentivo e compromisso com os valores morais e éticos, da justiça e de amor ao próximo, buscando a promoção da cidadania, fundamentando se na pluralidade cultural e diversidade religiosa.
·         Ter a capacidade de dialogar, pressuposto essencial à convivência democrática;
 
 cuidar de lugar público como patrimônio de todos, cujo zelo é dever de todos;
·         Valorizar a sua crença e respeitar a do outro


             OBJETIVOS ESPECÍFICOS                 
·         Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e                repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

·         Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro ;

·         Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente
·         Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;


                   
                    NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL
SÉRIE: 3º ANO
TEMA
CONTEÚDOS GERAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·         Disciplina

·         Fraternidade e a vida no planeta;

·         Identidade

·         Transcendente

·         Diversidade de diálogo


·         Valores humanos

·         Escola

·         Datas comemorativas

·         Livro Sagrado dos Cristãos

·         Direitos e Deveres


·         Normas coletivas de convivência.
·         Campanha da Fraternidade de 2011;

·         A criação geme em dores de parto;
·         Páscoa
·         Os Símbolos religiosos intensificam a relação com o transcendente;
Levantamento das Tradições Religiosas existentes na sala de aula e entorno;;
·         Sala de aula lugar de atenção amizade e respeito;
·         Família ou grupo que a substitui
·         Família de Nazaré
·         Minha mãe me ajuda a crescer
·         Eu e o Outro – Eu;
·         A importância de cada ser para Deus;
·         Sou dotado de inteligência;
 Os valores aproximam;
·         dia dos pais;
·         Bíblia a palavra de Deus;
·         Eca (estatuto da criança )
·         Inclusão social;
·         Consciência negra;
·         Natal festa da vida


·         . Resgatando a auto-estima e Reconhecer que as boas maneiras nos ajudam a crescer;
·         Participar de atividades em grupo, com regras estabelecidas pelo próprio grupo, construindo autonomia;
Conscientizar sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas no planeta;
·         Compreender o verdadeiro sentido da páscoa;
·         Identificar os símbolos mais importantes de cada tradição religiosa estabelecendo a relação de seus significados;
compreensão da função da escola como instituição organizada em ordem a colaborar na formação de seres humanos comprometidos com o bem a verdade, honestidade, justiça e demais valores fundamentais;
·         Reconhecer a importância da contribuição da família ou grupo que a substitui, para o crescimento e bem estar de todos que desse se entrega;
·         Desenvolver as suas individualidades como ser único capaz, mas também limitado;


                    
 PLANO DE ESTUDO
     COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO RELOGIOSA
                    NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL
                  4º ano
TEMA
CONTEÚDOS GERAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·          

·         Fraternidade e a vida no planeta;
·         Transcendência
·         Eu e o outro
·         Valores humanos
·         Passagem Bíblica
·         Inclusão social
·         Diversidade
·         Combinados
·         Campanha da Fraternidade de 2011;
·         Aterra geme em dores de parto;
·         Páscoa
·         Sou alguém que necessito dos outros;
·         Escola lugar de aprendizagem
·         Família ou grupo que a substitui;
·         Valores essenciais para viver bem;
·         História das narrativas
sagradas orais e escritas
 Os acontecimentos religiosos
são fatos marcantes e podem
originar mitos.
·         Parábolas;
·         Salmos;
·         Formação do povo brasileiro
·         Diversidade étnica da cultura negra e indígena, principalmente,
presentes no nosso cotidiano;
·         Os símbolos religiosos são
significativos e necessários para as
tradições religiosas se
expressa sua crença com liberdade, entendendo a liberdade do outro;
·         Consciência negra;

·         Natal festa da vida;




·         Participar de atividades em grupo, com regras estabelecidas pelo próprio grupo, construindo autonomia;
 
Conscientizar sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas no planeta;
·         Entender o verdadeiro sentido da páscoa;
·         Identificar os símbolos mais importantes de cada tradição religiosa estabelecendo a relação de seus significados;
Valorizar o relacionamento com o outro;
·         Descobrir a sua individualidade, resgatando a auto-estima reconhecendo-se como ser único capaz, mas também limitado;
·         Compreensão da função da escola como instituição organizada em ordem a colaborar na formação de seres humanos comprometidos com o bem a verdade, honestidade, justiça e demais valores fundamentais;
·         Estruturar seu mundo pessoal, seu Eu interior e sua relação com o Transcendente;
Perceber o valor da reverência ao Transcendente, que é Um só e expresso de maneiras diversas pela simbologia religiosa e com diferentes expressões e nomes;
•Reconhecer o significado dos textos e narrativas sagradas para cada Tradição Religiosa, conhecendo o contexto cultural em que se formou (origem e formação) e
na atualidade;
•Respeitar a crença do outro se sensibilizando para o mistério com os significados que os símbolos trazem para cada tradição religiosa;
•Reconhecer as diversidades e o pluralismo cultural e religioso;
•Adoção de atitudes de respeito e de compreensão;
pelas diferenças entre as pessoas;













PLANO DE ESTUDO
                     COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO RELOGIOSA
                    NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL
5º ano
TEMA
CONTEÚDOS GERAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·         Identidade
·         Fraternidade e a vida no planeta
·         Com quem convivo
·         Datas comemorativas
·         Valores humanos na educação
·         Transcendente
·         Narrativas
·         Festas religiosas
·         Valores humanos nas tradições
·         Rituais
·         Divindades
·         Símbolos

·         Sou alguém que necessito dos outros;
·         Escola;
·         Páscoa;
·         Quem sou eu?
·         A terra geme em dores de parto;
·         Sou alguém a conviver comigo mesmo, como pessoa humana;
·         Família ou grupo que a substitui;
·         Valores essenciais na vida do ser humano
·         Sou alguém que vive numa comunidade em que há pessoas que sabem conviver como Jesus conviveu;
·         Festas Populares-Regionais e Folclóricas
·         Palavra sagrada para os povos.
·         A busca do Transcendente em práticas religiosa
·         Mistérios;
·         Cerimônias religiosas;
·         As práticas religiosas e os desígnios do
·         Transcendente.
·         As representações do Transcendente, valor supremo
·         Igrejas Cristãs
·         Os símbolos são significativos e necessários para as Tradições Religiosas;
·         Consciência Negra;
·         Sexualidade e Afetividade;
·         Inclusão social;

·         Jesus de Nazaré, sua pessoa, ditos e feitos;
·         Um menino nasceu: É Natal;



·         Apropriação das diferentes formas de manifestação do reconhecimento das qualidades, possibilidades e limitações das pessoas com as quais convive;
·         Reconhecer a importância da escola na vida do educando;
·         Conscientizar sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas no planeta;
·         Perceber que o ser humano participa ativamente da busca de sua realização como pessoa, desde a convivência que estabelece consigo mesmo, ao reconhecer  as suas qualidades, possibilidades limitações;
·         Reconhecer a importância da contribuição da família ou grupo que a substitui, para o crescimento e bem estar de todos que desse se entrega;
·         Desenvolver o conceito de religião e o espírito crítico, o respeito pelo outro buscando a promoção da cidadania, com o compromisso com os valores éticos, a justiça, o amor ao próximo e a solidariedade;
·          Reconhecer a necessidade do homem em voltar-se
·        Para a fé, na busca do transcendente.

·         Desenvolver os conhecimentos sobre religião, diversidade religiosa, liberdade de credo e festas religiosas;
·         Identificar os preconceitos existentes em relação à raça, classe social;
·         Adotar atitudes de respeito com o seu corpo e com o corpo do outro;
·         Respeitar e conviver com as diferenças;
·         Compreender os valores deixados por Jesus Cristo que facilita a boa convivência;
·         Conhecer o verdadeiro sentido do Natal;









·         PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
·         Conversa dirigida sobre a “imposição” do cristianismo aos índios, após chegada dos portugueses e com a vinda dos africanos,
estes também foram levados a aceitar o cristianismo como religião.
Apresentação de filmes que abordam valores universais;
Fazer um combinado nas salas contendo as regras ;
·         Dinâmicas diversas;
·         Poesias;
·         Conversa informal;
·         Brincadeiras;
·         Dramatização;
·         Rodinha de conversa;
·         Desenhos livres;
·         Teatro;
·         Exposição de idéias relacionando-as as exposições
Organização de painéis com os diversos símbolos
Roda de conversa;
Relaxamento com músicas.
Montagem de um painel dividido em duas partes: “O que me deixa feliz” e “O que me deixa triste”
Sentimentos que provocam em cada um.
·          Vídeos.
·          Trabalho em grupos.
·          Produção de textos.
·          Leitura de textos em sala de aula.
·          Orações e meditações.
·          Cantos.
·          Jogos solidários.
·         Produções de cartazes e cartões.
·          Avaliação discursiva
·          Projetos
·          Texto argumentativo
·          Exercícios e atividades
Trabalhar bastante com o nome da criança, construindo acrósticos, lendo e interpretando poesias, músicas que abordem a
importância dos nomes das pessoas e finalizar com a confecção do R.G. individual.
 Participar de atividades em grupo, com regras estabelecidas pelo próprio grupo, construindo autonom
·         Trabalhar na prática através de projetos os temas estudados em sala de aula;
·         Avaliação discursiva
·         Debate sobre os temas;
·         Texto argumentativo;
·         Exercícios e atividades em sala de aula;
·         Atitudes em sala de aula.
·         Tarefa de casa.
·         Produção de Cartazes e cartões.
·         Participação na aula.
·         Pesquisas.
·         Convivência.
·         Auto- avaliação.
·         Desempenho do aluno em vários aspectos situações:
    -Aula expositiva.
           -Produção de textos.
           -Leitura de textos em sala de aula.
           -Jogos solidários.
           -Produções de cartazes e cartões.
·          Avaliação discursiva
·         Projetos
·         Texto argumentativo
                                                           
AVALIAÇÃO
·         Avaliação deve ser constante, envolvendo professores e aluno, será diagnóstica, continua e somativa.
·         Estão sujeitas a alterações de acordo com as necessidades percebidas pelo mesmo em sala de aula;

·         A avaliação descritiva será feito bimestralmente ou sempre que necessário o registro da vida escolar do aluno no diário de classe;

BIBLIOGRAFIAS

Parâmetros curriculares nacionais. Apresentação dos temas transversais e Ética. Volume 8. Brasília: MEC/SEF, 2001.
QUEIROZ, Tânia Dias. Pedagogia de projetos interdisciplinares – 1ª a 4ª série.São Paulo: Editora Rideel, 2001.
Jornal mundo jovem
CURY, Augusto Jorge, Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiros, Editora sextante 2003.
Bíblia de Jerusalém.
Arquivo pessoal;
Portal da família/WWW.portalfamilia.com
RADISPEL, Maria, Valores de AaZ Minas Gerais.Editora Iemar 2009.

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