quinta-feira, 28 de abril de 2011

O valor da vida

 

A vida é um símbolo do amor de Deus,

Não se pode desprezá-la, mas amá-la.

Muitos desejam não existir, pensam em matá-la;

Não valorizam o maior presente divino.

Quantas coisas aprenderam com a vida?

Quantas pessoas disseram “você é especial”?

Sempre que encontrar obstáculos no caminho;

Não desanime, reponha as suas forças;

Continue andando que você alcançará a vitória!

Alguns podem apontar seus defeitos,

Outros podem zombar de você, mas não se entristeça;

Olhe para frente, siga a estrada, mesmo que muito estreita;

Os que zombavam de você eram vê-lo triunfar

Irão cair de vergonha, sem ter o que falar

Se um dia você se decepcionar, olhe para o alto,

Esteja pronto para perdoar.

Nunca se esqueça de sua infância e viva como uma criança.

Se você não tem prazer em viver, olhe pra dentro de si mesmo

Olhe para o seu coração e curta uma viagem incrível,

A felicidade está escondida em algum lugar no recôndito de sua alma

Lute por seu objetivo, tenha sempre uma meta a seguir!

Nunca deixe de sonhar, que você irá brilhar!

E irá ver o quanto vale a pena viver;

O futuro está em suas mãos,

Pois o destino é você quem faz!

Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referênc autor:O Valor da Vida publicado 23/06/2009 por Thaís Moraes em
Fonte:
http://www.webartigos.com/articles/20202/1/O-Valor-da-Vida/pagina1.html#ixzz1KoxyA98tia ao

sábado, 23 de abril de 2011

Valores Humanos na Escola

Valores Humanos na escola




Promover uma educação voltada para valores humanos é uma condição que toda escola deve estudar a fundo, pois os mesmos devem estar presentes nas relações cotidianas da instituição.
Para isso, é importante que a equipe de professores da escola se reúna a fim de discutir quais as formas de trabalhar esses valores, pois não podem ficar no senso comum, mas voltando-se para a internalização dos conceitos e práticas dos mesmos.Um trabalho pode ser totalmente perdido se não existem bons exemplos das pessoas que compõem a estrutura da escola.Devemos lembrar que uma das formas mais eficientes de ensinar é através do exemplo, dos bons exemplos, que são observados pelos alunos durante as aulas.De nada adianta o professor pedir que não gritem, se grita para chamar a atenção de um aluno que não está atento às suas explicações. Não adianta pedir que trate o colega com respeito, se o professor os trata com desdém.Alguns livros podem ajudar no desenvolvimento de um bom projeto, como o “Se ligue em você”, de autoria de Luiz Antônio Gasparetto, onde o autor faz uma abordagem dos sentimentos que temos diante das várias situações vividas, e que devemos aprender a administrá-los para que nossa luzinha interior fique sempre acesa.No livro são abordados temas como inveja, ciúme, frustração, raiva, compaixão, solidariedade dentre outros, que aparecem quando a luzinha da pessoa está apagada. Vale a pena conferir!
Outra sugestão é quanto à Coleção Valores, de Brian Moses e Mike Gordon, divididos em quatro volumes. Nesses, podemos encontrar uma variedade de sentimentos e exemplos de vida, onde são apresentadas condições de aprender sobre responsabilidade, sobre respeito, sobre convivência e sobre honestidade.
A coleção é própria para crianças, mas pode ser trabalhada com adolescentes e jovens, aproveitando os exemplos citados nas histórias.A abordagem é simples, honesta, sem dar lições de comportamento, manipulando os leitores, pelo contrário, faz os mesmos a aprenderem a lidar com suas limitações, além de mostrar que todas as pessoas passam por dificuldades na vida.Através de interrogações, os autores dão a oportunidade dos leitores refletirem sobre suas atitudes, sobre os problemas existentes nas relações pessoais, problemas que acontecem no mundo, sobre a reação das pessoas ao serem bem tratadas, etc.
É papel da escola se voltar para uma educação permeada nos valores humanos, até porque estes devem aparecer dentro dos conteúdos que abordam a pluralidade cultural, o respeito às diferentes culturas, etnias, ideologias, religiões, dentre outros.
O importante é desenvolver um trabalho voltado para o exercício dos bons valores humanos, considerando que nem tudo acontece como queremos, mas de acordo com os interesses coletivos, do grupo, e que temos que controlar nossas emoções diante das adversidades.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
FONTE:Equipe Brasil Escola

volore humanos


A solidariedade é um dos principais valores humanos.
Em um mundo cada vez mais violento e individualizado, a escola e o corpo docente tem o dever de tentar promover uma reflexão com os alunos sobre os valores humanos, que andam esquecidos pela maioria da sociedade, especialmente pelos jovens. Esse tipo de reflexão pode ser feita por qualquer professor, seja qual for sua formação.

A sociedade atual tem produzido indivíduos que não possuem apreço e respeito à vida. A violência não tem como autores somente criminosos de classes excluídas, existem pessoas de camadas sociais elevadas que promovem deploráveis atos dessa natureza.
Diante dessa realidade, os educadores podem trabalhar temas em sala como o respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, entres outras; destacando que as pessoas são diferentes, mas que cada uma possui sua identidade e carrega consigo uma história de vida. Outro tema a ser abordado é a equidade, termo que está vinculado à igualdade e justiça entre todas as camadas sociais, até porque grande parte das constituições dos países espalhados pelo mundo afirma que todos são iguais perante a lei.

O educador deve reforçar ainda acerca da responsabilidade social, destacando que toda pessoa tem seu dever na sociedade, e que pode contribuir com a melhoria da mesma por meio de atitudes construtivas, tais como preservação do patrimônio público e privado, trabalho voluntário, etc. Outro valor humano que deve ser constantemente abordado é a solidariedade, esse é um ato que demonstra amor fraternal àqueles que necessitam, é feito sem esperar nada em troca. Seu objetivo é conseguir ajudar alguém que precisa.

A honestidade é outro valor humano esquecido pelas pessoas, diante disso, o professor tem a incumbência de determinar que ser honesto nos leva à retidão, e essa nos proporciona paz.
Juntamente com todos os valores citados, podemos ainda acrescentar a ética, expressão que possui diversos significados, mas todos ligados ao modo correto de um ser humano proceder em sua vida, respeitando a si e a sociedade.
Por Eduardo de Freitas
Equipe Brasil Escola

Um abraço

<a href="http://www.scrapsterra.com%22%3e%3cimg/ src="http://www.ScrapsTerra.com/scraps_para_orkut/Abracos/images/b20.gif"  alt="Scraps para Orkut"></a><br><a href='http://www.scrapsterra.com/'><FONT SIZE=5>Scraps para Orkut</FONT></a></br><br><br><a href='http://www.scrapsterra.com/'><FONT SIZE=5>Scraps para Orkut</FONT></a>